quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dicas para quem vai gravar um CD Independente


Hoje em dia, muitas pessoas tem um home studio em casa devido ao crescimento de aparelhos com baixo custo e qualidade profissional. E com isso tem havido muita procura sobre como gravar um cd independente. Nessa matéria eu vou explicar alguns pontos para se produzir um cd independente com qualidade em casa ou em um estudio profissional.


1 - Planejamento: Um planejamento bem feito evita vários problemas futuros, por exemplo que se grave algo que depois não será utilizado ou que tenha que ser refeito. Pense em cada detalhe que vai existir, desde repertório até a venda do cd.

2 - Escolha do repertório: Esse é um dos pontos que eu gosto muito de analisar, pois não adiata eu gravar um cd com musicas que não tem nada a ver com a banda ou cantor e depois no meio da gravação ter que escolher outras musicas. Escolha bem os compositores e se for preciso mostre a eles um resumo que como você espera do cd, para que as músicas não esteja diferente do seu estilo musical. Já tive a oportunidade de ver pessoas que cantam a vida inteira Sertanejo e depois querer gravar Rock Progressivo porque está na moda. Não faça isso! Grave o seu cd no estilo musical em que você está acustuma a cantar e acredite no seu trabalho.

3 - Produtor musical: Se você não tem experiência com estudio ou produção fonográfica, porcure um produtor musical ou diretor musical, ele vai ser o responsável de tirar "as pedras do caminho" e faze o cd de acordo o que o mercado pede gastando menos tempo e ganhando em qualidade.

4 - Estúdio: Escevendo essa matéria pensei nas pessoas que não tem um estúdio ou home studio com uma acústica boa para gravar um cd profissional e resolvi falar um pouco sobre esse problema que está se tornando comum em alguns cds que estão no mercado. Dependendo do estilo que se for gravar, é necessário tem uma acústica ou aparelhos analógicos com qualidade para que a sua música não fique soando "magro" em relação aos cds de qualidade no mercado. Na minha casa eu tenho um home studio onde eu faço toda a pré- produção do cd digitalmente tendo todos os arranjos feitos antes de gravar em um estúdio com acústica e aparelhos analógicos, fazendo eu ganhar tempo em estúdio. Visite alguns estúdios, escute alguns cds produzidos nesses estúdios, peça indicações para quem já trabalhe no ramo de produção fonográfica antes de começar a gravar pra depois não se arrepender do trabalho feito.

5 - Ensaios: É muito importante o ensaio antes de qualquer gravação,pois a partir do ensaio será feito um mapa detalhado da gravação definindo metronomo da música entre outros. Caso não seja possivel existir ensaios, procure chamar pessoas experientes em gravações no estilo a ser feito o que com certeza o custo vai bastante menor do que gravar com pessoas conhecidas ou amigos que não experiêcia em gravações e você pensa que vai economizar pagando músico e acaba gastando em horas de estúdio.

6 - Técnico de som X Timbre: O Técnico de som é a pessoa responsável pela gravação, tente resolver com ele o máximo das questões de timbre na hora em que você está gravando. Uma boa dica é você levar referências de bandas ou cantores do mesmo estilo que o seu pra que se possa ter uma base na questão do timbre que é usado. Nunca acredite na história de que “na mixagem a gente conserta”. O técnico de som também é responsável pela mixagem do cd. Ele vai colocar os volumes e efeitos de cada instrumento ou voz de forma que ele fique totalmente harmonizados, não atrapalhando a mensagem da música. Esse procedimento feito de forma errada pode acabar com todo o trabalho.

7 - Masterização: Nessa parte nos vamos definir as ordem das músicas que vai está no cd e acertar o volume de forma que todas estejam iguais ou proximas .

8 - Capa: Outro ponto bastante bastante importante é a capa do cd. É nela que você vai dizer se "está bem vestido ou não". Já vi capas bastante produzidas que deixam nas pessoas a espectativa de que o cd é muito bom pela produção que foi feito. Caso você não saiba trabalhar com programas de imagens, contrate um profissional da área para fazer a sua capa, desenvolva uma idéa da sua capa e apresente a este profissional.

9 - Venda: Existem algumas formas de vender o seu CD independente. A primeira é a venda direta, a melhor opção para quem tem alcance pequeno de pessoas que possivelmente pode comprar o seu cd . A segunda é a licenciada, em que a empresa paga pela fabricação do cd e te paga um percentual.

10 - Assessoria de imprensa: Já viram quando vocês ouvem uma música que não para de tocar nas rádios, bandas ou cantores que estão em quase todos os programas de televisão enter outras coisas? Quem cuida desse detalhe de colocar o artista no mercado se chama assessoria de impressa, se você ainda tem um dinheiro guardado depois desse custo todo com o seu cd, invista neles pois faz muito diferença na hora de se entrar no mercado.

1 comentários:

Unknown disse...

muito legal gostei bastante valeu.

Postar um comentário